sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Cabelo afro feminino: tratamentos, cortes, dicas e muito mais! - Blog Deslumbrante Beleza

Pode ser um pouco confuso o termo “cabelo afro feminino“. Mas o que você precisa saber é que, quando as pessoas o usam, estão se referindo à textura natural das madeixas afro. Isso significa cabelos que não foram quimicamente alterados com produtos e / ou técnicas de alisamento, como relaxantes, texturizadores ou permanentes.

cabelo afro

Sentindo-se inspirado para iniciar / continuar sua jornada natural pelo cabelo afro? Aprenda mais sobre esse tipo de cabelo lendo nosso artigo!

Os equívocos comuns sobre o cabelo afro natural

Existe um equívoco comum de que o cabelo afro natural não cresce tão rápido quanto outros tipos de cabelo, e esse é um mito que gostaríamos de dissipar. Mas de onde vem essa falsa ideia?

Na maioria das vezes, é porque o cabelo afro tem cachos, mechas ou torções e parece relativamente curto. Esse efeito, conhecido como “encolhimento”, desempenha um papel importante na aparência enganosa e curta dos cabelos pretos naturais. Mas acredite ou não, se fosse alisado, seria realmente muito longo (alguns tipos de cabelo são conhecidos por encolher até 75%!).

Outro fator que contribui para o mito é o fato de que o cabelo afro natural é bastante frágil. Isso quer dizer que ele é propenso a quebrar. Infelizmente, o crescimento e a quebra do cabelo ocorrem frequentemente na mesma proporção, o que torna as madeixas mais compridas relativamente invisíveis aos olhos!

Lidar com sua juba, hidratá-la e mantê-la em penteados pode ajudar a reter e manter os cabelos com aparência saudável e o comprimento visível.

Dicas de cuidados para evitar a quebra

Agora que estabelecemos que o cabelo afro natural é frágil, vamos aprender por que é esse o caso. Para entender por que esse tipo de cabelo é propenso a quebrar, primeiro precisamos nos concentrar na forma dos fios. A forma de cabelo preto em ‘S’ ou ‘Z’ dificulta a distribuição uniforme dos óleos naturais no cabelo. Isso significa que as madeixas naturais são mais propensas à secura e fragilidade. Então, quando o cabelo é quebradiço, pode facilmente quebrar e frizzar.

Antes de começar a entrar em pânico, existem maneiras de ajudar a hidratação dos cabelos pretos naturais. Uma delas é usar condicionamentos pré-shampoo, ótimos para reter a umidade durante o processo de lavagem. Sem mencionar, usar um shampoo e condicionador projetados especificamente para cabelos secos e / ou encaracolados pode realmente fazer toda a diferença!

cabelo crespo

O shampoo e condicionador Siáge é ótimo. Ele revela os cachos, tem como alvo fios secos, grossos e encaracolados e são infundidos com óleo, o que significa que a fórmula ajuda na capacidade de gerenciamento e suavidade.

Como manter o cabelo afro hidratado

Os óleos hidratantes para o cabelo, condicionadores leave-in, soros restauradores e tratamentos podem ser eficazes para hidratar e manter os cabelos afro naturais macios. Mas o excesso de manuseio é outro culpado da quebra natural do cabelo. Por isso que o estilo de proteção é importante para ajudar a proteger o cabelo contra excesso de manipulação e outros fatores. Portanto, tente encontrar penteados que mantenham suas pontas seguras e que exijam pouca manipulação.

Nutrição interna dos cachos afro

Tendemos a não focar nos tipos de cabelo em nossos tratamentos capilares. Independentemente do tipo de cabelo – existem várias coisas comuns que geralmente são esquecidas e que todo mundo precisa fazer para ter cabelos naturais saudáveis.

Mas lembre-se desse ponto simples: você deve beber muita água. A água contribui para a nutrição dos fios. Tente reduzir o estresse, usar estilos de proteção, limitar a quantidade de calor que coloca no cabelo. Outras dicas: lavar o cabelo regularmente, ter um estilo de vida saudável e muito mais, independentemente do seu tipo de cabelo.

Além disso, muitas pessoas têm vários tipos de cabelo, por isso tendemos a focar nas coisas acima mencionadas por aqui, em vez de no seu tipo de cabelo.

De um modo geral, os mesmos alimentos nutritivos que são bons para o corpo também promovem cabelos mais fortes e saudáveis. Se você não seguir uma dieta saudável, seu cabelo poderá sofrer.

Se você simplesmente se concentrar em comer proteínas com baixo teor de gordura, produtos lácteos, frutas, vegetais e grãos integrais, você pode ajudar seu cabelo a atingir todo o seu potencial sem suplementos.

Dúvidas frequentes sobre cortes de cabelo afro

Pontas duplas

Lidar com pontas duplas é a parte mais difícil de qualquer rotina de cuidados com os cabelos. Se você deseja cabelos saudáveis, cortes regulares são essenciais. Mas o que exatamente significa “regular”? Você provavelmente já ouviu respostas diferentes.

cabelo afro tratamentos

Os cabelos afro e encaracolados devem ser cortados úmidos ou secos? É melhor cortar o cabelo afro e o cabelo muito encaracolado seco. Se você cortar o cabelo quando estiver molhado, é provável que o excesso de cabelo seja removido devido ao encolhimento. Então, uma vez seco novamente, será muito mais curto do que o desejado.

Preciso alisar meu cabelo afro / encaracolado para cortá-lo? Isso depende de como você normalmente usa o cabelo. Se você usar o cabelo liso, alise-o antes de cortar. Se você usar o corte afro e cachos naturalmente, o alisamento antes de um corte não seria a melhor opção. Isso pode fazer com que você acabe com cabelos desiguais.

Com que frequência os cabelos afro / encaracolados devem ser aparados?  Você deve aparar cabelos afro a cada 8 a 12 semanas para ajudar a manter as pontas desembaraçadas. Isso diminuirá significativamente o tempo gasto no desembaraço, simplificando, assim, o seu regime geral de cabelos. Se estiver aparando em casa, sempre use uma tesoura de cabelo profissional afiada; qualquer outra coisa pode se prender e causar danos.

Crescimento dos fios

Meu cabelo cresce mais rápido se eu o cortar regularmente? Este é um equívoco comum. O cabelo cresce a partir das raízes e cresce cerca de 1 cm a cada mês; isso não muda se você corta ou não. Se o seu cabelo não parece estar crescendo, pode ser que a taxa de quebra seja maior que a taxa de crescimento. Cortar o cabelo regularmente e hidratar com frequência ajudará a minimizar a quebra. Isso eliminará pontas duplas, permitindo assim que você mantenha mais comprimento.

Se você tem cabelos afro, deixe aqui nos comentários qual é a sua maior dificuldade com ele… quem sabe eu posso te ajudar?

Até a próxima…

O post Cabelo afro feminino: tratamentos, cortes, dicas e muito mais! apareceu primeiro em Deslumbrante Beleza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário